Dezembro: Bom momento para fazer um balanço da vida


   Até que enfim chegou dezembro. Para muitos 2017 não foi um ano bom... seja pela crise econômica que atingiu a população do Brasil,  a política ( querendo ou não nos afeta), ou até mesmo questões pessoais. Mas com certeza muitas coisas boas também aconteceram.  
  Pois bem! Chegou a hora de fazer um balanço. Pensar no que não devemos repetir no novo ano que se a próxima, agradecer pelas conquistas e planejar o futuro.
  Em algum momento da vida você já chegou a fazer esse balanço? Lógico que no final de ano é praxe parar para analisar nossas conquistas e também o que não foi tão bom. Mas isso não impede que a qualquer momento essa reflexão seja feita. Pode ser do seu dia, de uma discussão (com cabeça mais fria tendemos a nos arrepender  de algo que falamos), de qualquer situação. 
  O primeiro passo para um ano melhor, é com um coração arrependido, perdoar. Sim! Perdoar aos outros e a nós mesmos. Não é somente o outro que nos fere. Por inúmeros motivos uma pessoa pode nos magoar, até mesmo sem querer. Mas já parou para pensar quantas vezes nós mesmos nos ferimos e machucamos? Pode ser por atitudes, palavras ditas da boca para fora ou em momento de raiva em que nosso Eu se afasta e um "desconhecido" se apropria da gente.
  Mas o nosso subconsciente também é capaz de nos ferir. Já ouviu falar que o medo paralisa? É uma verdade! Quantas oportunidades podemos perder pelo medo. Medo de errar, medo de perder alguém, medo da mudança, medo de fracassar e muitos outros sentimentos tão nocivos quanto o medo.
  São sentimentos que nos aprisionam, e se não os enfrentamos podemos perder a chance de mudar a nossa realidade, de ter novas conquistas e alcançar aquilo que queremos. 
  Então, aproveite esse momento de balanço da vida e se pergunte. O que tem me aprisionado? O que tem impedido de seguir em frente ou alcançar o meu sonho? 
  Ao descobrir, perdoe. Perdoe a si, o outro e siga em frente.
  O próximo passo é agradecer. Agradeça pelo ano que viveu.  Tiveram coisas boas e ruins que, com toda certeza, te serviram de aprendizado. 
  Venho aprendendo que gratidão atrai gratidão. Seja grato pelo pouco ou muito que tem. Quanto mais agradecemos mais outros motivos para agradecer surgirão na nossa vida. Pode parecer bobagem, mas percebi também que é um "treinamento" para aprender a dar valor ao que temos, e que nos ajuda a parar de olhar o jardim do vizinho. 
 Então, agradeça pelos perrengues que te serviram de aprendizado, e se possível, não volte a comete-los. Principalmente, agradeça  pelas conquistas.  
  Por fim, trace metas. O que seria da vida sem objetivos e sonhos para serem realizados? Pense no que você quer, como pode e o que precisa fazer para conquista-los. Seja positivo, pense positivamente e faça o possível para alcança-los. 

  Um ótimo ano de realizações para nós!



Comentários

  1. Anônimo12.12.17

    Ótimo texto!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... eu que agradeço. Pena que não se identificou. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu Comentário.